quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE MUDOU?

A professora organizará as crianças de maneira que uma fique a certa distância da outra e espalhadas pelo espaço.
Uma criança deverá observar bem todas as outras e depois terá seus olhos vendados.
Uma criança deverá se esconder sem fazer nenhum barulho. Quando já estiver bem escondida, a professora irá tirar as vendas dos olhos da criança e esta terá que indicar quem saiu.
Se acertar, a criança que saiu terá seus olhos vendados para dar continuidade à brincadeira. Se errar, ficará novamente com os olhos vendados.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Corrida maluca

A professora dividirá a sala em grupos de quatro crianças, sendo que cada criança fará uma parte da corrida maluca.
1° parte: um aluno por grupo receberá uma bexiga, que ao sinal da professora, deverá enchê-la até estourar. Assim que as crianças forem estourando, a outra criança do respectivo grupo já poderá ir para a segunda parte da corrida.
2° parte: Corrida de sacos – Haverá um risco no chão indicando a partida e outro na linha de chegada, com um saco de estopa para cada grupo. A criança que for alcançando a linha de chegada dará a vez para que a próxima criança do grupo vá para a próxima brincadeira.
3° parte: Utilizando a mesma linha de partida e chegada da corrida de sacos, a criança deverá fazer o percurso, equilibrando um saco de areia na cabeça. Se o saco cair no chão, a criança deverá retornar para a linha inicial.
4° parte: corrida da batata – a última criança do grupo deverá equilibrar a batata em uma colher e também fazer um percurso entre a linha de partida e chegada. O grupo que realizar todas as provas primeiro, ganhará a corrida maluca.


Imitando os meios de transportes

Antes do início da brincadeira, a professora dividirá o espaço em diferentes lugares. Haverá o aeroporto, as estações de trem, um rio e uma rua. Juntamente com as crianças, a professora desenhará algo que representará cada lugar, com a finalidade de, quando iniciar a brincadeira, cada criança saiba o lugar que deverá realizar as imitações.
A professora explicará que a cada meio de transporte que ela citar, as crianças deverão correr ao respectivo lugar deste meio de transporte e imitar como seria tal transporte, porém deverão realizar a imitação em grupo. EX: se o transporte sugerido for um carro, as crianças deverão se dividir em quatro no espaço reservado para a rua, sendo que somente uma será o motorista, e o restante os caronas que deverão seguir a rota traçada pelo motorista. Se for um trem, as crianças ficarão em fileiras, tendo um manobrista que levará os passageiros até as estações. Se for um barco, deverão também em fileiras, remarem no rio, e assim sucessivamente.
Os transportes poderão ser: avião, carro, trem, moto, bicicleta, helicóptero, barco, navio, cavalo, ônibus.

Me pega, Seu Tigre!

Uma criança será escolhida para ser o Tigre e deverá ficar de costas, a uma certa distância, do restante do grupo.
O grupo ficará espalhado por um espaço determinado, que será nomeado como “pique”.
Do pique, as crianças deverão chegar o mais próximo do Tigre. A criança que conseguir tocá-lo, grita: “Me pega, Seu Tigre!”, e volta correndo, com o restante do grupo para o pique.
O Tigre desafiado deverá correr e tentará pegar uma criança. Bastará que uma criança seja tocada pelo Tigre, para se transformar em seu auxiliar, ajudando-o a pegar o restante das crianças.
A brincadeira recomeçará com dois Tigres e terminará quando todas as crianças se transformarem em Tigres.

Formiga sai da toca

As crianças serão divididas em dois grupos: formigas e tocas.
Duas ou três crianças formarão uma roda, que será a toca, ficando de frente umas para as outras de mãos dadas.
Algumas formigas ficarão dentro das tocas, sendo que só poderá ter uma formiga para cada toca. As outras formigas ficarão perto das tocas.
A professora dará um sinal e todas as formigas deverão sair de suas respectivas tocas e procurarão outra toca para morar.
As crianças que, a princípio, não tinham toca, correm também para procurar uma.
Quando as tocas forem completadas, novamente algumas crianças ficarão fora das tocas, e assim a brincadeira começará novamente.
Convém trocar sempre as crianças, passando-as de tocas para formigas, de maneira que todas tenham a oportunidade de realizar os dois papéis durante a brincadeira.


Rouba madeira

As crianças ficarão sentadas em círculo, tendo uma criança posicionada no meio desta roda. Esta criança que ficará no centro da roda, terá os seus olhos vendados, um apito na boca e deverá tomar conta de uma madeira posicionada à sua frente.
Ao sinal da professora, uma criança se levantará silenciosamente e tentará pegar a madeira. A criança cuidadora da madeira, ao sentir o colega, começará a apitar, apontando para a direção de onde vem o ruído indicando a aproximação do colega. Se acertar, a criança da roda volta a sentar-se e a outra criança é apontada para nova tentativa. Se o dono do apito não acertar a direção, a criança vai prosseguindo até pegar a madeira, voltar com ela e escondê-la, colocando as mãos para trás, no que será imitada por todos da roda.
A professora retirará a venda do cuidador da madeira, que deverá adivinhar com quem está a madeira. Se acertar continuará sendo o cuidador e se errar, será substituído pelo colega que conseguiu pegar a madeira.

domingo, 21 de novembro de 2010

Campeonato de futebol

     A escola realizou um campeonato de futebol, com os alunos do 1, 2 e 3 anos, feito em 2 semanas.
   Primeiro foi feito um sorteio para verificar qual o grupo que jogaria primeiro e os sorteados foram o 1B E 2ª, depois 3B e 2B, 1ª e 3ª, em seguida a turma que ganhar jogou com o adversário, assim até terminar o campeonato. O objetivo deste campeonato era de verificar como esta o lado competitivo dos alunos e ao final do campeonato foi verificado que os alunos conseguiram atingir o objetivo da escola, os alunos que pediram o campeonato não tiveram o seu comportamento alterado partindo para brigas.

Passa Corda

Serão colocadas 3 cordas uma em um lugar alto o outro no meio e a outra menor, o aluno terá que passar por baixo da corda maior em seguida pular na corda média e depois passar por  baixo da corda menor. O aluno terá 1 minuto para fazer este percurso.
  Ao final da atividade foi verificado que as maiorias dos meninos atingiram o tempo estipulado e as meninas de 5 somente 2 conseguiram atingir o tempo estipulado pela professora.

Jogo do basquete

A professora irá colocar uma cesta na altura que os alunos passam a alcançar para jogar, colocando eles em fileira cada aluno terá o direito de jogar 3 vezes para acertar a cesta. Ao final será verificado se os alunos estão tendo uma boa coordenação motora, e foi percebido um bom desempenho entre eles.

Atividade de circuito

     Na atividade de circuito terá quatro brincadeiras, basquete, jogo de botão, peteca e bambolê cada grupo de alunos terá o direito de brincar quinze minutos em cada brinquedo.
     O professor irá fazer um sorteio para verificar onde cada grupo irá ficar e em seguida estipular o tempo para trocar da brincadeira. Nesta atividade o professor poderá avaliar a coordenação motora, o raciocínio e o físico do aluno.
    Ao ser realizado esta atividade foi observada que alguns alunos tiveram dificuldade em relação ao jogar peteca, sempre a deixando cair e não tendo concentração ao jogar o objeto.

Reconhecer o corpo humano

Para alunos da Educação Infantil 2 anos

Para que os alunos tivessem o conhecimento das partes de seu corpo, a professora fez uma atividade na qual os alunos deveriam colocar a mão na parte do corpo que ela falasse.
1-      A professora colocou uma música de fundo, ( não precisa ter relação com as partes do corpo) bem lenta em seguida ela começou a por a mão nos olhos, no ouvido, na boca,  no nariz entre outros e os alunos deveriam repetir.
2-      Ao ser bem trabalhado algumas partes do corpo, a professora irá fazer com que os alunos façam a atividade sozinha, ela foi falando as partes do corpo e os alunos deveriam colocar a mão sem que a professora mostrasse o lugar certo.
  Ao final da atividade foi verificado que os alunos tiveram um bom desempenho, pois atingiram o objetivo proposto que era com que os alunos reconhecessem algumas partes de seu corpo.

Equilíbrio

Para crianças de 2 até 4 anos

Atividade de equilíbrio realizado com uma corda e um banco, a professora irá colocar  uma corda no chão e um banco, o aluno terá que andar sobre a corda e em seguida subir no banco andando, eles não poderá sair da corda e nem cair do banco, será observado  como é o equilíbrio de cada aluno e a capacidade que eles têm em relação ao equilíbrio
Depois de ser realizada esta atividade o que se observou que os meninos mostraram maior desempenho em relação às meninas, pois não conseguiram se equilibrar direito ao realizar a atividade.

Reconhecimento de espaços

Para crianças de 2 a 3 anos

Para as crianças saberem o que é dentro e fora, a professora propôs uma atividade com bambolê, ela colocou vários bambolês, no chão, separados um do outro e depois falou para os alunos pularem dentro do bambolê e explicou a eles o sentido da palavra fora  em seguida ela falou rapidamente para eles pularem dentro e fora repetidamente. Alguns dos alunos se atrapalharam nesta atividade, pois não conseguiram acompanhar a professora quando ela falava para pular dentro e fora, mas foi muito legal!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Brincadeira do urso

As crianças se dividirão em grupos e uma delas ficará em posição de quatro pés: que será o urso. Após o sinal da professora, o grupo partirá silenciosamente procurando chegar o mais próximo possível do urso. O grupo que conseguir tocá-lo gritará: URSO!!!! E todos sairão correndo, para não serem pegos pelo urso, após serem tocados pelo urso os alunos serão eliminados.
Ganha o jogo o aluno que conseguir fugir do urso sem ser tocado.

Trabalha a expressividade corporal e agilidade.

Nossa! todos queriam ser o urso, foi uma gritaria só...bem legal!




Brincadeira do fechar a porta

Os alunos ficarão de mãos dadas, formando um círculo, sendo que uma criança ficará fora. Dado o sinal pela professora, as crianças correrão ao redor do círculo e encostarão nas costas de um companheiro. Após determinado aluno ser tocado abandona o seu lugar e diz porta aberta e sai correndo. Em seguida os outros colegas devem tentar ocupar o lugar vago e fechar imediatamente a porta.
O jogo termina quando a porta for fechada três vezes.
O jogo do fechar a porta faz com que as crianças estimulem a velocidade e os movimentos corporais.

Foi um pouco díficil as crianças entenderem a atividade, nehuma delas queira ficar fora do círculo...mas com jeitinho nós conseguimos fazer com que elas entendessem o propósito da brincadeira: tentar diverti-los ao máximo!


Brincadeira da cara feia ou bonita

As crianças deverão formar duas fileiras, ficando todas sobre a linha que divide a quadra em duas zonas: cara feia ou bonita. Cada fileira terá uma distância estipulada pela professora.
Dado o inicio os alunos devem correr para perseguir os adversários tentando chegar até o lugar marcado pela professora. Quando chegar ao local demarcado, a professora falará cara feia ou bonita, os alunos deverão permanecer imóveis, sendo eliminado aqueles que partirem sem obedecer.
Será o ganhador a fileira que tiver o menor número de eliminados.
Esta brincadeira estimula os movimentos faciais, a expressividade e a criatividade.


Essa brincadeira foi muito engraçada! Quando a professora falava CARA FEIA, os meninos (principalmente!!) faziam uma careta bem feia e as meninas riam muito! Foi muito legal!




segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Barra Manteiga

Dividir os alunos em dois grupos de números iguais. Traçar duas linhas separando os grupos em uma distância de 7 metros.
Os jogadores de um grupo devem ficar com a mão esquerda estendida e a mão direita para trás. Um jogador do grupo adversário deve correr e bater devagar na mão de todos os jogadores, devendo escolher apenas um entre eles e bater com mais precisão para que este então corra e tente pegá-lo.
Conseguindo pegá-lo, este jogador deve ir para o grupo adversário ficando atrás de todos.
Ganha quem conseguir desfazer o grupo adversário primeiro.
                 Esta atividade, sendo realizada no pátio da escola é diversão na certa! Experimentem!

               

Movimentos expressivos com o bandalhão

Começar a aula pedindo para que os alunos peguem seus bandalhôes que foram construídos na aula passada. Posicionar os alunos de modo que um fique com uma distância considerável do outro, para facilitar as movimentações que serão realizadas.
Em seguida explicar que faremos uma atividade rítmica com os bandalhões, ao som de uma canção. Colocar a música Pa Panamericano da cantora Yolanda Be Cool.
Utilizando os PCNs como apoio para fazer a aula, trabalharemos também com os Temas Transversais aliados a cultura corporal com produções da dança e da ginástica.
Num primeiro momento os alunos ficarão livres para explorar o objeto, o segundo passo será contar uma história, com o intuito de deixar os movimentos leves e descontraídos sem a obrigação de fazer movimentos repetitivos. Sendo assim o aluno terá a possibilidade de imaginar e criar a forma das palavras que serão baseadas em elementos de paisagem.
Abaixo estão as palavras que terão ênfase na história
- montanha         - mar         - chuva           - estrelas
- sol                    - vento       - lua     
Ainda com o som da música começaremos,
Vamos passear no campo? Olhem estamos próximo a uma montanha, como vocês acham que é a montanha? Construam uma montanha com o bandalhão.
Nossa que sol! Está queimando a minha pele, que calor, vamos fazer o sol?
Agora vamos até a praia? Chegamos, olhem que lindo é o mar! Como vocês acham que são as ondas do mar? Façam os movimentos do vai e vem das ondas com o bandalhão.
Aí que frio aqui na praia, nossa que vento, façam o vento. A chuva esta chegando, como vocês imaginam a chuva?
Esta escurecendo, já é noite, olhem para o céu, que lua bonita, não acham? Como vocês desenhariam a lua? Quantas estrelas estão fazendo companhia para a lua! Desenhem também as estrelas.
Vamos repetir o passeio?
Agora estamos cansados, vamos retornar para as nossas casas.
Quando terminar a atividade as crianças terão realizado diversos movimentos rítmicos desenvolvendo a criatividade, além de promover a socialização entre os alunos.

Esta atividade ainda não foi realizada com os alunos, porém as alunas Carolina, Rosana e Tatiane realizaram em forma de apresentação para o professor Maurício em sala de aula na faculdade, nós gostamos muito de apresenta-lá pois como a música é bem conhecida e agitada as pessoas se animaram e entraram na brincadeira!
Com certeza iremos introduzi-lá com os pequenos, vai ser show!

                              2008_criancas_dancando_children_dancing_kinder_tanzen1

Jogo do canguru

Os jogadores divididos em igual número formam duas colunas. Ficam em afastamento lateral das pernas e separados um do outro pela distância de um braço entendido à frente do corpo na altura do ombro.
Ao primeiro jogador de cada coluna entrega a bola, então este jogador deve passar a bola por baixo para o próximo jogador até chegar ao último jogador, este último jogador deve colocar a bola entre os joelhos e ir pulando como um canguru até chegar ao inicio da fila. Caso a bola cair no chão no meio do caminho o jogador deve voltar ao final da fila e colocá-la novamente no joelho para recomeçar.
Ganha a fileira em que todos os jogadores participarem.

Tenho que confessar que essa brincadeira foi uma bagunça só! Como as crianças estavam bastante agitadas foi difícil organizar as fileiras, mas é assim mesmo, no fim deu tudo certo!

                                                          

Cada macaco no seu galho

Cada jogador escolherá uma árvore ou um arbusto. Deve ter um caçador para cada dez macacos.
Quando for ordenado o inicio os caçadores tentam agarrar os macacos, para não serem pegos os macacos devem subir nas suas respectivas árvores e agarrá-las, mas se forem presos serão eliminados.
O jogo acaba quando todos os macacos forem eliminados.

Nesta atividade os alunos se cansaram bastante! Mas valeu a pena pois depois, quando foi iniciada uma atividade em que eles precisavam ficar sentados, todos estavam mais tranquilos e fizerem a atividade com mais atenção!
                                           
                                                
Ver imagem em tamanho grande

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O gato e o rato

Atividade indicada para crianças de 4 a 5 anos.
Com as crianças em roda a professora perguntará quem quer ser o rato e quem quer ser o gato, após decidir a professora junto com os alunos em roda cantará a musica “não atire o pau no gato....” o gato perseguirá o rato e ambos terão de passar por entre as pernas dos colegas e deverão trocar de dupla só quando o gato pega o rato.


Esta atividade ajuda o professor a observar a rapidez e habilidade das crianças ao tentar fugir do rato.





Tapete Mágico

A professora com giz traça quadrados no chão. A brincadeira começa quando o apito soar,  as crianças deverão se soltar livremente entre os quadrados, evitando pisar neles. Ao ouvir outro sinal as crianças deverão sentar dentro dos quadrados com as pernas cruzadas e mãos nos ombros, quem estiver sem quadrado pode ocupar  o lugar dos que não estão na posição solta. Quem ficar sem quadrado deve imitar um animal que seus companheiros escolherem.
É diversão na certa!

Esta atividade estimula o movimento corporal e a imaginação das crianças.







quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Morto-vivo

Morto-vivo, uma brincadeira antiga, mas essa aqui apresentada no nosso blog é bem mais divertida e criativa! Indicado para crianças de 3 a 5 anos.
A professora em circulo explicará para as crianças como funciona a brincadeira. Ao ouvir o sinal a criança destacada perseguirá seus colegas, quando um deles estiver prestes a ser tocado a criança que foi tocada  procura deitar-se, na posição de morto livrando de ser preso.
Afastando o perseguidor, o morto se levantará tornando-se vivo e continuará fugindo. A criança que for pega passará a perseguir.
O intuito dessa brincadeira é que a criança trabalhe os movimentos
corporais e também tenha o conhecimento do próprio corpo.
A brincadeira do morto-vivo é sempre bem-vinda naquele momento em que as crianças estão mais agitadas!
Experimentem...elas adoram!






Pega - pega

Essa brincadeira de pega-pega é um pouco diferente da tradicional, é indicada para crianças de 4 a 8 anos e o professor utilizará como material somente um giz.
O professor irá desenhar vários círculos no solo do pátio, uma das crianças será o pegador. O pegador irá  correr atrás das demais crianças que deverão correr sem pisar dentro dos círculos pois só serão ocupados pelas as criança que serão pegas pelo o pegador.
Essa atividade tem como objetivo a exploração do movimento corporal da criança e a compreesão das regras.

Ainda não foi testada essa atividade com as crianças, apesar que na hora do recreio elas brincam de pega-pega o tempo todo!
Acreditamos que quando aplicarmos essa atividade elas irão adorar, alguém tem dúvida?





Bom divertimento!