segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Equilíbrio

*Indicado para crianças de 3 a 4anos

O professor colocará no chão uma madeira lisa grande.
As crianças tentarão se equilibrar andando em linha reta, depois é possível fazer diversos exercícios.
1-     Pular a barra de um lado para o outro.
2-     Seguir em dupla de mãos dadas.
3-     Andar apenas de lado.
4-     Andar e levantar os braços.
5-     Andar e levantar a perna direita.
6-     Andar e levantar a perna esquerda.
7-     Andar batendo palmas.

Com esta atividade a criança exerce o equilíbrio , a coordenação motora e a socialização

Nesta atividades sentimos que algumas crianças estavam desanimadas para se mexerem!
O que é isso criançada!! Vamos lá, é hora de brincar!


 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

MOVIMENTOS CORPORAIS NO CIRCUITO

A professora precisará dispor dos seguintes materiais:
  • Colchão
  • Escorregador
  • Pneus
  • Túnel (feito de papelão)
  • Mesa
A professora organizará, em um ambiente amplo e limpo, o trajeto com os respectivos materiais:
1.     3 pneus;
2.     1 escorregador;
3.     1 colchão;
4.     1 túnel;
5.     1 pneu;
6.     1 mesa

A criança deverá realizar os movimentos de andar, escalar, escorregar, pular, andar agachado, saltitar e rastejar. Poderão refazer o circuito várias vezes, porém na metade do tempo estipulado, a professora falará para os alunos iniciarem o trajeto de pontos diferenciados .
Assim as crianças verão que existem várias possibilidades de se movimentarem em um determinado espaço.

Como forma de avaliação a professora observará se as crianças conseguem realizar todos os movimentos propostos, assim como, o tempo de duração do percurso realizado por cada criança.

Os objetivos principais do circuito é que os alunos sejam capazes de identificar os movimentos corporais, traçar o movimento de todo o circuito, desenvolver segurança e vivência do movimento e que o aluno cumpra todo o trajeto do circuito.

Essa atividade, nos causou um pouco de cansaço...
(ufa,!), mas valeu muito a pena, foi uma das melhores atividades que aplicamos nesse ano...as crianças se soltaram bastante!


Brincadeiras da cadeira, corrida ovo e corrida saco

Algumas brincadeiras não podem ficar de fora do repertório de atividades em uma escola, é o caso das brincadeiras da cadeira, do ovo e do saco.
Qual foi a criança que nunca brincou de uma delas? Impossível achar alguma...

Brincadeira da cadeira

Temos duas formas de apresentar a brincadeira da cadeira:
1º) A professora deverá explicar como procede a brinacadeira da cadeira para os alunos, em seguida colocar 11 cadeiras em círculo e 10 alunos partipantes. Dançando conforme a música os alunos irão rodar em volta das cadeiras, no momento que a música parar as crianças deverão sentar nas cadeiras, aquele que não conseguir sentar sai da brincadeira.

2º) O desenvolvimento é o mesmo da primeira brincadeira, mas a agora aumenta a dificuldade: a professora colocará uma bexiga no assento de cada cadeira e o aluno só poderá sentar se conseguir estourar a bexiga antes!

Corrida do ovo

A professora irá precisar de duas colheres e dois ovos que podem ser substituídos por batatas. A brincadeira funciona da seguinte maneira: duas crianças colocam o ovo na colher e devem correr em um determinado percurso, detalhe: o ovo não pode cair no chão!
Quem conseguir colocar mais ovos na cesta dentro de três minutos ganha a brincadeira!

Corrida do saco

Em circulo a professora irá explicar como são as regras da atividade. A corrida acontece assim: a professora organizará cinco sacos no chão os aluno deverão estar atentos no momento em que a professora apitar, a parti dai a criança deve vestir o saco, o aluno que conseguir pular mais rápido e chegar onde a bola estiver, trazer e colocar na cesta ganha a brincadeira, mas não pode sai de sua faixa. Se sair a criança sair da faixa deverá voltar para traz e começar tudo de novo.


As atividades apresentadas auxiliam o aluno em suas habilidades na linguagem musical, expressão corporal, espacialidade, coordenação motora e velocidade.


Foi muito legal reviver essas brincadeiras com as crianças, são mais antigas e tradicionais porém o divertimento é garantido e o professor não erra ao inseri-lás nas atividades dos alunos.
Todas as crianças se divertiram e cantaram muito!


 




terça-feira, 5 de outubro de 2010

Atividade com corda


Para iniciar essa atividade será preciso disponibilizar uma corda e uma bola.
Primeiramente o professor deverá reunir todos os alunos explicar a atividade que envolve regras e manuseio de materiais que são a bola e a corda.
A dinâmica da atividade é: que dois alunos batam a corda enquanto que um outro aluno pula com uma bola na mão.
É necessário que tenha uma música de fundo que combine com a atividade ou que os próprios alunos cantem alguma música que gostem.
Enquanto o aluno está pulando também deverá cantar e não poderá deixar a bola cair, senão está fora do jogo.
Essa atividade promove o movimento corporal, habilidades e percepção de regras.

Quando começou a atividade, percebemos que as crianças ficaram um pouco confusas com o manuseio dos materiais (o que é completamente normal, professoras!) e foi muito bonito ver todas as crianças brincando e interagindo umas com as outras!

Com certeza daremos essa atividade mais vezes!

sábado, 2 de outubro de 2010

Atividade Cabo de Guerra

  

                                                                  
Primeiramente o professor deve dividir as crianças em dois grupos, 4 alunos de um lado e 4 alunos de outro. Em seguida pegar uma corda para iniciar a competição. O objetivo é vencer o adversário pela força.
A equipe que vencer tem o direito de competir novamente com uma outra equipe.
Deve ter uma linha central, assim quem passar por ela primeiro significa que perdeu para o outro grupo.
Esta atividade promove a interação mutua entre as crianças, promovendo a cooperação e o convívio social.
Quando professora aplicou essa atividade foi observado que as crianças ficaram extasiadas e adoraram a brincadeira, por eles a atividade se estenderia o dia todo!

Essas crianças...